Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017

Gravasom - Equipamentos e Serviços para eventos

Redes Sociais
  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Flickr
Área Restrita:

http://www.conhecerparacuidar.com.br/

PROJETO CONHECER PARA CUIDAR

Iniciativa inovadora que busca despertar na sociedade o interesse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio histórico e cultural do Brasil.

“Amamos o que conhecemos”. A frase de Santo Agostinho descreve bem a essência do projeto Conhecer Para Cuidar, iniciativa inovadora que busca despertar na sociedade o interesse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio histórico e cultural do Brasil.

O “Conhecer Para Cuidar” foi criado para enriquecer o portfólio das ações desenvolvidas no Brasil em prol da afirmação da educação patrimonial. A valorização das nossas edificações e dos nossos conjuntos arquitetônicos mais representativos em termos histórico-culturais também é uma meta a ser atingida com as atividades da iniciativa.

A ideia da iniciativa é muito simples sem deixar de ser consistente. Ofertar o material necessário para a montagem de maquetes de ícones da nossa arquitetura. O Projeto permite a aproximação do público com o patrimônio e, com isso, desperta a atenção para a importância da preservação dos bens, criando, de forma lúdica, uma ligação afetiva com eles.

“Quem passa pela vivência da montagem da maquete de um bem dificilmente irá olhar para ele com indiferença e, possivelmente, será mais um agente de preservação”, revela Marcus Ferreira, presidente da Asas Produções, empresa do Grupo Asas, que criou a iniciativa.

O Conhecer Para Cuidar utiliza o conceito paper-toy – maquetes em miniatura de papel, em três dimensões – que dão forma às construções dos patrimônios e são montadas durante as oficinas do Projeto.

Os patrimônios, escolhidos pelos patrocinadores da iniciativa juntamente com a coordenação do Grupo Asas, são estudados pela equipe de arquitetos do Projeto a partir das informações obtidas junto aos órgãos responsáveis, proprietários ou em catálogos, escritórios de arquitetura, centros históricos, etc.. Desenhos, plantas e croquis são pesquisados, além de verificação in loco para se manter fidelidade em relação à edificação original. A partir desses estudos são produzidas as brochuras com as lâminas que viabilizarão a confecção das maquetes. http://www.conhecerparacuidar.com.br/

http://www.conhecerparacuidar.com.br/